Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Exposição "Para enunciar cotidianos, imagens da periferia" pode ser visitada no Campus Restinga até 19 de junho

Convite Para enunciar cotidianos

O Campus Restinga recebe, de 15 de maio a 19 de junho de 2016, a exposição "Para enunciar cotidianos, imagens da periferia". A abertura da mostra acontece no sábado, dia 14 de maio, às 11h. A exposição nasce junto com o projeto de mesmo nome, realizado pelo professor de sociologia Leandro Pinheiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ? UFRGS. Com o objetivo de fomentar a produção de narrativas imagéticas, o projeto atuou no bairro Restinga da cidade de Porto Alegre.

O projeto foi desenvolvido em duas etapas: a primeira ofereceu aos moradores do bairro Restinga um contato direto com a fotografia. A ação desenvolvida foi a realização de ensaios fotográficos com câmeras analógicas pelos moradores da comunidade, através dos quais eles registraram seu cotidiano, transpassando para as imagens as suas muitas realidades, seus entes queridos, suas rotinas. A segunda etapa incentivou a intervenção sobre a imagem, e os autores foram convidados a trabalhar as relações da imagem original a partir de interferências artísticas nas fotografias de modo a gerar novas proposições e leituras.

Muito mais do que uma forma de dar visibilidade a esse bairro tão tradicional de Porto Alegre, a presente exposição busca questionar o lugar do indivíduo dentro das comunidades localizadas às margens dos grandes centros.

A exposição pode ser visitada no Campus Restinga, Rua Alberto Hoffmann, 285, de segunda a sexta-feira, da 07h30min às 22h30min.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Restinga

Rua Alberto Hoffmann, 285 | Bairro Restinga | CEP: 91791-508 | Porto Alegre/RS

E-mail: comunicacao@restinga.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3247-8400