Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Professora do Campus Restinga conclui capacitação para docentes de língua inglesa nos Estados Unidos

Capacitação professores EUA

A professora Fernanda Knecht, do Campus Restinga, retornou neste mês de março de um programa de capacitação para docentes de língua inglesa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nos Estados Unidos. Fernanda viajou em janeiro, com mais três docentes do IFRS: Paula Biegelmeier Leão, do Campus Feliz, Lucía Silveira Alda, do Campus Rio Grande, e Cláudia Schiedeck Soares de Souza, do Campus Bento Gonçalves, e professores de outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No total, 75 brasileiros foram habilitados para participar do programa, que teve duração de oito semanas.

A seleção foi feita através do edital SETEC-CAPES/NOVA (SETEC nº 01/2015). Os candidatos precisaram fazer o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e alcançar, no mínimo, a nota 563. Além disso, os candidatos escreveram uma carta de intenções, expondo sua motivação em participar do programa, como aplicaria os conhecimentos adquiridos e quais ações e atividades pretende desenvolver, como contrapartida, no seu retorno à instituição.

Fernanda estudou no Northern Virginia Community College (NOVA), no campus de Alexandria, em Washington, Distrito de Colúmbia. A instituição foi escolhida pelo MEC por se assemelhar aos Institutos Federais em alguns aspectos, oferecendo cursos técnicos, por exemplo. Lá estudam pessoas de várias partes do mundo, como Afeganistão Arábia Saudita, Vietnam, China, Turquia, entre outras, que estão estudando para melhorarem seu inglês para poderem estudar em universidades maiores, que ofereçam os cursos que buscam.

- Eu e os outros professores brasileiros tínhamos aulas todas as manhãs e, à tarde, éramos assistentes de professores. Durante a tarde, então, auxiliávamos as turmas e, por diversas vezes, lecionamos. A metodologia que estudamos lá foi a TBLT (Task Based Language Teaching), em que o estudante usa o idioma que está aprendendo para resolver alguma tarefa ou problema real - conta a professora.

Foi a primeira experiência de Fernanda no exterior. Ela conheceu professores dos IFs de diversos estados do país, como Acre, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Maranhão, Ceará, Santa Catarina entre outros:

- Nossa integração foi muito boa e logo formamos grupos de estudo e discussão. Compartilhamos muitas ideias, materiais e, sobretudo, inspiração. Como éramos um grupo grande e muito unido, todos conseguimos nos adaptar muito bem à rotina e costumes do país.

Agora, o desafio, é aplicar as experiências e conhecimentos adquiridos no Campus. Fernanda voltou empolgada e com muitos planos.

- Estou adaptando a metodologia que estudei lá à nossa realidade aqui. Além disso, desde que voltei aumentei a quantidade de inglês que falo em sala de aula e estou incentivando os estudantes a participarem mais em inglês também. Pretendo abrir turmas de Inglês Básico / Intermediário para que nossos estudantes (e, quem sabe, a comunidade em geral) possam estudar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Também tenho ideia de formar grupos de estudos com os professores de inglês do campus e, também, de escolas daqui do bairro.

Além disso, Fernanda está desenvolvendo projetos em parceria com professores de outros IFs. Os professores que participaram do programa voltaram com o compromisso de fomentar o ensino de inglês em suas instituições e comunidades. Uma reunião no MEC em Brasília, deve alinhavar ações e propostas.

- A experiência foi fantástica tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Voltei muito inspirada e com a certeza de que é possível fazer mais e melhor - conclui a professora.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Restinga

Rua Alberto Hoffmann, 285 | Bairro Restinga | CEP: 91791-508 | Porto Alegre/RS

E-mail: comunicacao@restinga.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3247-8400